Distribuidoras terão que oferecer medidor eletrônico gratuito para clientes residenciais

As concessionárias têm 18 meses a partir da publicação das regras para se adaptarem. Segundo o diretor André Pepitone, diretor do processo, as empresas pediram mais tempo, mas não apresentaram argumentos que justificassem a demora - ainda mais porque o assunto está em discussão na Aneel desde setembro de 2008.

"Hoje se dá o primeiro passo para se transformar a rede elétrica de baixa tensão em uma verdadeira internet da energia, com transporte de elétrons e informação", comemorou Pepitone, que já admitiu ser um entusiasta das redes inteligentes, ou smart grids.

Estão previstos dois tipos de medidores: um gratuito, com os requisitos mínimos, que permitem a cobrança da tarifa branca. E um que deverá ser pago pelo cliente, com funções extras como valores de tensão e de corrente de cada fase, valor de energia elétrica ativa consumida por posto tarifário e data e hora das últimas interrupções.

Segundo a resolução, "o sistema de medição deve ser instalado pela distribuidora conforme prazos e critérios estabelecidos em regulamento específico". As concessionárias também poderão, a seu critério, adicionar funções aos equipamentos, desde que não seja comprometida a modicidade tarifária.

Um dos diretores da Aneel, Edvaldo Santana, comentou, ao final da votação, que a troca de todos os 70 milhões de medidores do País teria um efeito "abaixo de 3% nas tarifas". E concluiu que é possível que a tecnologia se pague "só com o custo de perdas não-técnicas", uma vez que o País hoje perde cerca de R$8 bilhões ao ano com fraudes e furto de energia.

O relator André Pepitone argumentou que a opção da Aneel pelas smart grids tem como objetivo "melhorar a qualidade do serviço na baixa tensão, reduzir as perdas no fornecimento de energia, os custos operacionais, dentre outros" fatores

Fonte: Jornal da Energia, por Luciano Costa

 

 
 
Você está aqui: Home » Transformadores de Corrente »» Termoplástico 0,6kV Notícias Distribuidoras terão que oferecer medidor eletrônico gratuito para clientes residenciais